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MinC e MD celebram abertura do 2º Estágio Internacional do Iberbibliotecas

Na manhã desta segunda-feira (6), o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) deu início a seu 2º Estágio Internacional, cuja temática é acessibilidade, diversidade e inclusão em bibliotecas públicas. A abertura contou com representantes do Iberbibliotecas e do Ministério da Cultura, em um encontro de boas-vindas na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo-SP.

Mansur Bassit, secretário de Economia da Cultura, abriu o evento exaltando a importância do pensar inclusivo e relacionando o tema do Estágio Internacional do Iberbibliotecas à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último domingo (5) — os estudantes escreveram sobre educação para surdos.

Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (Febab), fez referência à Agenda 2030, na qual a Organizações das Nações Unidas (ONU) elege a educação de qualidade como um dos principais objetivos a alcançar nos próximos 13 anos. “O primeiro requisito da acessibilidade é a porta aberta, pois não adianta ser acessível apenas de vez em quando, em horários específicos”, lembrou.

Representante do Conselho Regional de Biblioteconomia, Carli Cilene Rodrigues Cordeiro defendeu o intercâmbio de ideias como principal fator de engrandecimento do programa Iberbibliotecas. “Esta troca de experiências é muito importante também para sabermos como é a realidade do bibliotecário em diferentes países”, pontuou.

Em seguida a presidente do Iberbibliotecas tomou a palavra. Lovania Garmendia Bonilla reforçou o compromisso do programa com a melhoria da qualidade do serviço do bibliotecário e falou dos benefícios em trabalhar em conjunto. “Incorporar-se ao Iberbibliotecas, para qualquer país, é garantia de aprendizado o tempo todo”, afirmou.

A Mais Diferenças, que executa o 2º Estágio Internacional do Iberbibliotecas, foi representada por sua coordenadora-geral, Carla Mauch. Ela tratou como fundamental a harmonia entre os países e cidades-membros do programa. “O Iberbibliotecas é muito importante também para nos aproximar como continente. Estar junto de outros países é conhecer seus autores, sua cultura, é enriquecimento”, resumiu.

Além da abertura do Estágio, nesta segunda-feira os 27 bibliotecários selecionados pelo Iberbibliotecas conheceram o acervo da Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Em seguida o grupo visitou o Museu Lasar Segall, no qual se reuniu e participou de atividade relacionada à área educativa.

Sobre o 2º Estágio Internacional do Iberbibliotecas – A realização do Estágio no Brasil é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Coordenação-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e conta com organização e curadoria da OSCIP Mais Diferenças.

Durante a semana, vinte e sete bibliotecários selecionados pelos países e cidades membros do Iberbibliotecas farão visitas, contatos e intercâmbios com instituições que realizam ações significativas nestes campos. Além disso, participarão de oficinas sobre recursos de acessibilidade, mediação de leitura e uso de Tecnologia Assistiva no âmbito das bibliotecas, atividades sob a responsabilidade da Mais Diferenças.

Entre os objetivos do estágio está a contribuição para o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão de forma articulada e transversal. A semana de encontros também visa a consolidação de parcerias entre bibliotecas e outros equipamentos culturais e educacionais, como museus, centros culturais, escolas e teatros.

O roteiro prevê vários momentos de intercâmbio e compartilhamento de práticas entre os participantes, com atenção especial à inclusão social e à acessibilidade. No último dia, o grupo participa de um debate com a presença de leitores com deficiência, que terão espaço para expor suas percepções e demandas em relação ao acesso ao livro, à leitura e às bibliotecas públicas.

Sobre o Iberbibliotecas – A fim de contribuir para a consolidação do Espaço Cultural Ibero-Americano e para reafirmar a função social das bibliotecas, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) visa a promover o acesso livre e gratuito à leitura e informação para todos os cidadãos, sem qualquer discriminação. Para isso, pretende criar uma rede ibero-americana de cooperação no campo das bibliotecas públicas, assim permitindo impulsionar recursos em uma plataforma de benefício comum para todos os países membros do programa Iberbibliotecas.

O programa Iberbibliotecas deseja aproveitar ao máximo a tecnologia dos sistemas de informação e comunicação e promover seu acesso democrático para apoiar o desenvolvimento das redes de bibliotecas públicas ibero-americanas (criação, consolidação e modernização), além de tornar visível seu impacto na construção de sociedades democráticas e no fortalecimento do tecido social.

Linha 1. Políticas públicas: desenvolver ações que influenciam o projeto e formulação de políticas públicas.
Linha 2. Formação e capacitação: profissionalizar os servidores das bibliotecas públicas.
Linha 3. Pesquisa e estudos: criar conhecimento para o fortalecimento dos sistemas de bibliotecas públicas.
Linha 4. Serviços de biblioteca inovadores: criar formas inovadoras de acesso e uso de informação, conhecimento e cultura.

Atualmente, o programa Iberbibliotecas é composto por Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, além das cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).