Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Palestras, seminários e eventos » Mais Diferenças recebe menção honrosa no Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018

Mais Diferenças recebe menção honrosa no Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018

A Mais Diferenças recebeu menção honrosa na 3ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018, que homenageia organizações, bibliotecas, editoras e mídias que estimulam a leitura no país. Ao lado da Biblioteca Villa-Lobos, a Mais Diferenças ganhou destaque por sua atuação em prol da democratização do acesso ao livro, à leitura e às bibliotecas, com foco na acessibilidade e na inclusão.

Mais Diferenças entre as finalistas na categoria Organizações Sociais 

A premiação é organizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), criado pela Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

“O prêmio IPL proporciona o reconhecimento e a visibilidade de afirmar que um livro ´pode ser chamado de seu´ por todos os cidadãos brasileiros, incluindo as pessoas surdas, cegas, com deficiência intelectual e não leitoras que podem se tornar leitores. Muito obrigada a todos e a todas que têm trabalhado para inventar outras formas de ler os livros e de estar no mundo”, celebrou Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças. Carla, Guacyara Labonia, Danilo Santos e Mario Paulo Greggio, integrantes da equipe, receberam a premiação das mãos do cartunista Mauricio de Souza, patrono do evento.

O projeto “Livro, literatura e biblioteca para todos”, inscrito pela organização, apresentou seu trabalho de pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos acessíveis; assessoria    à implementação de políticas e programas de educação e cultura inclusivas; incidência em torno do direito ao livro e à leitura para todos; formações com profissionais da área de cultura e do mundo da leitura e produção de acessibilidade em bibliotecas e espaços de leitura pelo país.

A cerimônia, realizada no dia 10 de dezembro, também premiou 12 projetos de incentivo à leitura realizados em diferentes estados brasileiros. “Esperamos que essas ações que foram selecionadas, por especialistas, como as mais exitosas do Brasil no fomento a leitura inspirem outros projetos e contribuam para conquistarmos os 44% de brasileiros que não são leitores a descobrirem o poder da leitura”, comentou o presidente do IPL e da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli.

Clique aqui para ler a apresentação do IPL sobre as duas organizações que receberam menção honrosa em 2018.

Leia também: Mais Diferenças é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura