Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Palestras, seminários e eventos » Mais Diferenças e Fundação Itaú Social realizam mediação de leitura acessível na 9ª Virada Inclusiva

Mais Diferenças e Fundação Itaú Social realizam mediação de leitura acessível na 9ª Virada Inclusiva

Crianças e educadores do CEU EMEI Cantos do Amanhecer, no município de São Paulo, participaram de sessões de mediação de leitura acessíveis e inclusivas de dois livros infantis Pedro vira porco-espinho, de Janaina Tokitaka, e Quero Colo!, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. A atividade, realizada no dia 3 dezembro, foi organizada pela Mais Diferenças e pela Fundação Itaú Social e integra a programação da 9ª. Virada Inclusiva.

Os livros Pedro vira porco-espinho e Quero Colo! fazem parte do programa “Leia para uma Criança”, da Fundação Itaú Social, e ganharam versões em múltiplos formatos acessíveis produzidas pela Mais Diferenças. Os livros audiovisuais em múltiplos formatos acessíveis reúnem diferentes recursos como narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de animação das imagens e trilha sonora, que podem ser usados por pessoas com diferentes deficiências e também por pessoas sem deficiência.

As quatro sessões de mediação de leitura foram conduzidas por Guacyara Labonia, Suia Legaspe e Danilo Santos, da Mais Diferenças. Cerca de 120 crianças, com e sem deficiência, acompanharam as histórias por meio dos livros impressos em papel, em versão Braille e do livro audiovisual acessível, projetado em um telão.

A atividade apresentou às crianças diversas formas de conhecer as obras e de explorar os livros em múltiplos formatos acessíveis. Primeiro, elas utilizaram vendas e ouviram o começo da história. Em seguida, acompanharam a leitura na versão impressa e, por fim, o restante do livro audiovisual com todos os recursos acessíveis.

Ao final da leitura, as crianças comentaram as histórias e aprenderam alguns sinais em Libras referentes às histórias, apresentados por Danilo, instrutor de Libras da Mais Diferenças. Bonecos, animais e tecidos complementaram a atividade e estimularam as crianças a estabelecer conexões com as histórias. Para o Quero Colo!, elas experimentaram diferentes formas de dar e ganhar colo. Para o livro Pedro vira porco-espinho, as crianças produziram seus próprios porcos-espinhos utilizando batatas e palitos de dente.