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“Escuta, acolhimento e trocas”: saiba como foram as primeiras Visitas Pedagógicas do Brincar em 2020

“Propomos aqui a escuta e acolhimento das questões trazidas por vocês. Como aponta Rancière em O Mestre Ignorante, não somos ‘seres explicadores’ tampouco temos todas as respostas: estamos aqui para oferecer e compartilhar experiências para que juntos possamos construir caminhos possíveis.”

Assim começava o primeiro encontro das Visitas Pedagógicas do Projeto Brincar realizadas ao longo do mês de julho. No total, se encontraram virtualmente com nossa equipe 124 profissionais da rede municipal de ensino de São Paulo que já haviam participado de alguma formação do Brincar.

Indiretamente, 5.456 crianças foram beneficiadas por esta ação, assim como 179 professoras. Além disso, as visitas pedagógicas tiveram, ao todo, a participação de 105 Unidades Educacionais (UEs).

Em dois encontros de grupos pequenos, as educadoras puderam conversar sobre o planejamento pedagógico para todos e sobre os desafios da situação atual. O objetivo foi abandonar uma posição passiva em frente à tela por meio de brincadeiras entre os educadores, crianças e famílias.

Ao todo foram 130 horas de respiração profunda, presença plena e dedicação sincera. Inspiradas pela poesia, dança e outras tantas linguagens artísticas, essas professoras puderam recriar e experimentar práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas.

Agradecemos a participação de todas e destacamos abaixo alguns de seus depoimentos.

 

Esses encontros me encorajaram a entrar em contato com os pais de meus alunos com deficiência e isso me deixou muito feliz. Eles começaram a interagir não somente pela plataforma, mas também no meu particular.”

“A abordagem foi muito gratificante, pois proporcionou um olhar mais atento e cuidadoso para que as atividades possam ser interessantes e prazerosas para todos.

“Nosso encontro foi repleto de escuta, diálogo, trocas e acolhimento. Me possibilitou refletir sobre os percursos de aprendizagem possíveis neste momento.”

“Fiquei encantada, despertou a criança que existe em mim e a vontade de colocar em prática o que vi e ouvi. Amei, quantas possibilidades de intervenções!