Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Envelhecimento e deficiência: direitos e políticas públicas » Envelhecimento e deficiência: nova publicação disponível!

Envelhecimento e deficiência: nova publicação disponível!

Intitulada “Envelhecimento e deficiência: uma revisão da literatura”, a publicação apresenta uma sistematização do conhecimento acadêmico sobre as temáticas do envelhecimento de pessoas com deficiência e da perda de funcionalidades na velhice. O documento foi elaborado no âmbito do projeto “Envelhecimento e Deficiência: Direitos e Políticas Públicas”, aprovado pelo Conselho Estadual do Idoso, financiado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e executado pela Mais Diferenças.

A publicação revela similaridades entre os dois fenômenos analisados – envelhecimento de pessoas com deficiência e da perda de funcionalidades na velhice –  e investiga os principais atores relacionados a ambos, como o Estado e a família. Além disso, indica especificidades de cada um dos processos, enfatizando que, no caso do envelhecimento de pessoas com deficiência, há “uma sobreposição do processo de exclusão sistemática ao longo da vida e das barreiras impostas à população idosa em geral”.

Dessa forma, esta publicação não apenas subsidia as próximas ações do projeto como procura disseminar informações a respeito da vulnerabilidade desse estrato da população, a fim de contribuir para a formulação e aprimoramento de políticas públicas transversais voltadas ao atendimento da população idosa com deficiência.

“Envelhecimento e deficiência: uma revisão da literatura” está disponível para ser baixada gratuitamente na seção ‘Materiais’ da página do projeto “Envelhecimento e Deficiência: Direitos e Políticas Públicas”.