Conteúdo
Home » Cultura » Programa Livros Acessíveis » Confira a nova obra lançada pelo Programa Livros Acessíveis!

Confira a nova obra lançada pelo Programa Livros Acessíveis!

Na última quarta-feira, 9 de junho, o Programa Livros Acessíveis, executado pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apresentou ao público nova obra de literatura infantojuvenil em múltiplos formatos acessíveis. 

O livro “Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar (Editora Global), foi lançado em evento virtual que contou com a participação de Célia Leão, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Sérgio Sá Leitão, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

O Secretário destacou que o Programa Livros Acessíveis faz parte de uma “verdadeira política pública efetiva que consiste na ampliação do grau de acesso da população a bens, serviços e experiências culturais.”  

Estiveram presentes também Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças, e Danilo Santos, professor de Libras e consultor na Mais Diferenças. Ambos fizeram parte da equipe multidisciplinar de pessoas com e sem deficiência que participaram da elaboração das versões acessíveis da obra.   

Danilo, que é um homem surdo, conta que na tradução do livro “Um Sonho no Caroço do Abacate” para a Língua Brasileira de Sinais, as trocas com toda a equipe envolvida foram muito importantes e que sentia grande representatividade ao pensar que fazia parte de uma comunidade que, como ele, irá se encantar com a leitura desse e de muitos outros livros nesse formato.

Neste sentido, Carla destacou que, ao elaborar o texto em Leitura Fácil, recurso de acessibilidade voltado principalmente para pessoas com deficiência intelectual e baixo letramento, a equipe da Mais Diferenças preocupa-se constantemente em manter a linguagem da obra e o estilo do autor, sem deixar de pensar no público que acessará essa obra e busca ler de outras maneiras.  

“Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar, é protagonizado por Mardoqueu Stern. Filho de imigrantes judeus da Lituânia, Mardo nos guia por uma bela história de amizade, esperança e amor diante do preconceito e da injustiça. 

O livro está em formato audiovisual acessível e conta com texto em Leitura Fácil, narração em áudio, tradução em Língua Brasileira de Sinais, descrição de imagem, trilha e paisagem sonora. Também é possível acessar um glossário audiovisual, um mapa de leitura e o PDF para impressão em Leitura Fácil. 

A Secretária Célia Leão relembrou que o Programa envolverá ainda a realização de formações sobre o tema para profissionais da educação e da cultura, além de mediações de leitura acessíveis e inclusivas. Em suas palavras, “os profissionais da educação também precisam conhecer, entender, gostar e disseminar esta ideia, essas práticas acessíveis para todas as pessoas. Principalmente para os nossos estudantes da rede pública e da rede privada também.”

Para acessar a obra acessível, clique aqui. O acesso é restrito a pessoas com deficiência e suas famílias, bem como a profissionais que atuam com este público.

Trio de logos. Programa Livros Acessíveis. Iniciativa: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mais Diferenças - Educação e Cultura Inclusivas