Conteúdo
Home » Defesa de direitos » Envelhecimento e deficiência: direitos e políticas públicas » Cartilha acessível informa sobre direitos da população com deficiência idosa

Cartilha acessível informa sobre direitos da população com deficiência idosa

Nesta terça-feira (24), o Projeto Envelhecimento e Deficiência: direitos e políticas públicas, executado pela Mais Diferenças com recursos do Fundo Estadual do Idoso de São Paulo (CEI/SEDS), lança uma cartilha sobre os direitos da população com deficiência idosa.

Intitulada Envelhecer é para todos: direitos da população com deficiência idosa, a cartilha reúne marcos regulatórios federais e estaduais, assim como políticas e programas garantidoras dos direitos dessa população nos mais diversos aspectos, como saúde, transporte, moradia, assistência social, educação e cultura.

“Além de agregar informações setoriais em um único documento, buscamos fazê-lo através de uma linguagem descomplicada, que possa ser compreendida pela própria população com deficiência idosa. Neste sentido, os recursos de acessibilidade são também fundamentais”, diz Carla Mauch, Coordenadora Geral da Mais Diferenças.

O documento está disponível para download gratuito em dois formatos: PDF acessível para leitores de tela e audiovisual com Libras e narração.

Clique aqui para acessar a Cartilha em PDF acessível. 

Clique aqui para acessar a Cartilha em audiovisual acessível ou confira abaixo.

Além das versões digitais, dois mil exemplares impressos serão distribuídos aos 43 municípios da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Campinas, região foco do Projeto Envelhecimento e Deficiência.

A publicação da cartilha é uma das iniciativas do Projeto, que busca mapear, caracterizar e elaborar recomendações para o aprimoramento de políticas públicas municipais para atendimento da população com deficiência que envelhece.

Para além da cartilha, o Projeto já publicou uma revisão bibliográfica sobre o tema e um relatório que sistematiza dados secundários sobre envelhecimento e deficiência na região de Campinas. Tanto a revisão bibliográfica como o relatório com os dados secundários estão disponíveis no portal do Projeto.

Em breve, será lançado um relatório que sistematiza os achados da pesquisa na região, destacando boas práticas e recomendações para as políticas municipais.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto.

 

Régua de logos. Realização: Mais Diferenças; Iniciativa: Conselho Estadual do Idoso de São Paulo; Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; Apoio: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.