Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Ações do Projeto Brincar são compartilhadas com supervisores das DREs de São Paulo

Ações do Projeto Brincar são compartilhadas com supervisores das DREs de São Paulo

O projeto Brincar foi incluído na programação da formação “Ação Supervisora”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo nos meses de julho e agosto. Ao todo, são 246 supervisores participantes, das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da cidade.

Durante a apresentação em 14 de agosto, a Mais Diferenças – parceira da Fundação Volkswagen na execução do projeto Brincar – falou sobre sua importância para a reflexão e a ampliação de repertórios relacionados à educação inclusiva. Além disso, foram exibidos os principais indicadores e avaliações das ações. Em 2018, o Brincar prevê beneficiar 14.268 crianças de 36 Escolas Municipais de Educação Infantil, incluindo as unidades-polo e outras abrangidas nos territórios de entorno. Também estão sendo realizadas oficinas que envolvem as famílias.

“O projeto está alinhado a uma perspectiva amplamente inclusiva, que considera a diversidade da rede municipal de ensino. Ele prevê a formação dos profissionais das escolas, o acompanhamento pedagógico e ações em articulação com a Secretaria Municipal de Educação e as Diretorias Regionais. Com isso, procuramos assegurar a todas as crianças o direito ao brincar”, afirmou Thaís Martins, Coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Mais Diferenças.

Além de conhecerem experiências das unidades escolares participantes, os supervisores tiveram contato com parte dos materiais educativos que integram o projeto. Alguns estão disponíveis para download gratuito, entre eles o 1º volume do “Caderno Brincar – Propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores de Educação Infantil” e a apostila utilizada nas formações. Além disso, a Mais Diferenças destacou sua coleção de livros infantis acessíveis em múltiplos formatos, também disponíveis gratuitamente para download em seu portal.

Veja mais sobre o projeto Brincar.