Mais Diferenças - Educação e cultura inclusivas

Ações do usuário

Entrar Cadastre-se
Conteúdo
Home » Educação » Brincar » Todas as Notícias

Projeto Brincar: dicas e materiais acessíveis e inclusivos para crianças com e sem deficiência

18 de março de 2020
Dois garotos brincando

O Projeto Brincar – iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e desenvolvido pela Mais Diferenças – realiza diferentes ações de formação, sistematização e produção de materiais pedagógicos  inclusivos, com diferentes recursos de acessibilidade para crianças com e sem deficiência. Abaixo, você encontra  os materiais “Cardápio […]

Continue lendo


Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva

6 de fevereiro de 2020
Foto retangular na horizontal na qual crianças brincam fantasiadas com adereços como chapéus, tiaras e peças de roupas coloridas. Uma delas é uma menina cadeirante com um largo sorriso em primeiro plano. Ao fundo, alguns meninos sorriem e batem palmas. No canto direito, há uma bola branca com uma ilustração de coroa de loros verde e o logo do Zero Project. Ao centro da bola, lê-se em preto “Award winner 2020”; em português, “vencedor do prêmio 2020”

O Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, concebido e implementado pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi reconhecido pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos […]

Continue lendo


III Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas reúne 230 profissionais da educação

16 de dezembro de 2019
Professoras da rede municipal de ensino estão com as coordenadoras do Projeto Brincar e um consultor sentados em cadeiras sobre um palco de auditório. Ao lado deles há dois telões e uma intérprete de Libras

No dia 7 de dezembro, aconteceu o III Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas, parte das atividades do Projeto Brincar. O evento reuniu cerca de 230 educadores da Rede Municipal de São Paulo no Memorial da Inclusão para uma programação que contou com formação, debate, compartilhamento e disseminação de princípios, experiências e práticas pedagógicas inclusivas. A […]

Continue lendo


Laboratório de Práticas Pedagógicas Inclusivas leva educadores a espaços culturais em atividades de formação

28 de novembro de 2019
Grupo de educadoras de diferentes faixas etárias posa pra foto; Guacyara e Carla estão entre elas e seguram buquê de flores

Em novembro, encerramos as atividades do Laboratório de Práticas Pedagógicas Inclusivas, um ciclo formativo realizado no âmbito do Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen, desenvolvido pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Ao longo de cinco encontros, educadores da Rede Municipal participaram de atividades em diversos espaços culturais da […]

Continue lendo


Equipe do projeto Brincar participa da Jornada Pedagógica com atividades sobre práticas e brincadeiras inclusivas

1 de julho de 2019

O projeto Brincar realizou oficinas e palestras sobre práticas e brincadeiras inclusivas durante a primeira Jornada Pedagógica da Educação Infantil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em 28 de junho. Educadores e gestores de toda a rede pública municipal participaram da Jornada, que promoveu ações simultâneas em todo o município para […]

Continue lendo


Mais Diferenças realiza oficina com educadores durante a Semana Mundial do Brincar 2019

16 de maio de 2019
semana mundial brincar criança educadores leitura inclusão

A Mais Diferenças realiza atividade para educadores e mediadores de leitura como parte da programação da Semana Mundial do Brincar, no Espaço Alana, do Instituto Alana. A 10º Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância e acontece neste ano entre os dias 25 de maio a 02 de junho com o […]

Continue lendo


Livro sugere oito atitudes essenciais para a educação inclusiva

29 de março de 2019
criança brincar inclusão

A publicação “Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva”, produzida por Nova Escola, com apoio da Fundação Volkswagen, reúne sugestões e práticas para o fortalecimento da inclusão nas escolas. O e-book traz a contribuição de diversos especialistas no tema, entre eles, as coordenadoras da Mais Diferenças Guacyara Labonia e Carla Mauch. Ao longo da publicação, educadores […]

Continue lendo


Publicação apresenta experiência com brincadeiras inclusivas do Projeto Brincar

7 de março de 2019
Quatro crianças estão dentro de um túnel de parquinho. Três delas estão com os rostos pintados.

O Caderno Brincar – Volume 2, lançado pela Associação Nova Escola, apresenta as experiências desenvolvidas pelo Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e concebida e executada desde 2017 pela Mais Diferenças. Esta publicação busca cumprir com um dos compromissos do projeto, que é a […]

Continue lendo


Confira as experiências do Projeto Brincar em vídeos acessíveis

20 de dezembro de 2018

O Projeto Brincar desenvolve há dois anos ações de formação e acompanhamento com mais de mil profissionais das Unidades Educacionais e das Diretorias Regionais de Ensino no município de São Paulo. A iniciativa tem se desdobrado em diversas experiências com brincadeiras e atividades pedagógicas realizadas com as crianças, em uma perspectiva acessível e inclusiva. O projeto é executado […]

Continue lendo


Profissionais da Educação compartilham experiências sobre práticas pedagógicas e brincadeiras para todas as crianças

31 de outubro de 2018

Profissionais da Educação Infantil participaram do II Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas do Projeto Brincar, que promoveu o intercâmbio de reflexões, vivências e aprendizagens sobre planejamento e realização de brincadeiras e atividades pedagógicas que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com […]

Continue lendo